Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PAPA TWITA APÓS AUDIÊNCIA PÚBLICA

Bento 16 será chamado de 'papa emérito' após renunciar 

Após a última audiência nesta quarta 2/02 na Praça São Pedro, o papa Bento 16 postou a seguinte mensagem no Twitter: “Queria que cada um sentisse a alegria de ser cristão, de ser amado por Deus, que entregou o Seu Filho por nós”, disse ele, o primeiro papa a utilizar redes sociais para se comunicar com os fiéis. Na mensagem, Bento 16 não mencionou sua decisão de renunciar na quinta 28/02 ao pontificado, mas durante a celebração este foi o tema principal. 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PROMOTORIA ESTÁ NO RASTRO DE MEDICAMENTOS EM PRUDENTÓPOLIS



Segundo informações do Ministério Público do Paraná, durante uma investigação sobre a venda ilegal de medicamentos, foram presas duas pessoas que trabalham numa das farmácias do centro da cidade: uma farmacêutica e a gerente do estabelecimento, juntamente de 150 mil comprimidos. 

PRUDE RECEBE A PEREGRINAÇÃO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


Nesta terça 26/02, Prudentópolis recebe a peregrinação dos símbolos que representam a Jornada Mundial da Juventude: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. A recepção esta sendo preparada pela Eparquia Ucraniana de São João Batista e Comissão Eparquial da Pastoral da Juventude e Vocação, e está prevista para as 19 horas  no Portal da Imigração Ucraniana. Em seguida, os Símbolos serão conduzidos até a Avenida São João onde serão recepcionados por autoridades e população em geral. Após a recepção, os Símbolos serão levados em procissão até o Centro Paroquial São Josafat onde será Celebrada a Divina Liturgia. A peregrinação em Prudentópolis segue até dia 28 de fevereiro às 8h, quando acontece na Igreja São Josafat a Divina Liturgia, e a entrega dos símbolos para o Estado de Minas Gerais.  Estima-se a participação de 5 mil a 10 mil fiéis e estão confirmadas caravanas de diversas cidades da região. Prudentópolis será a última cidade do Regional Sul II a receber a peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Depois de passar pelo Paraná, a Cruz e o Ícone voltarão a Minas Gerais. Lá serão acolhidos nas dioceses do Triângulo Mineiro e do sul do estado, que não fizeram parte do trajeto realizado em novembro 2011. Depois será visitado o estado do Espírito Santo, o Vale do Paraíba em São Paulo e, por fim, o estado do Rio de Janeiro. A Jornada Mundial da Juventude será realizada no Rio de Janeiro, no mês de julho.

Vídeo da JMJ:

BANDIDOS INVADEM CASA NO INTERIOR DE PRUDE, AMEAÇAM FAMÍLIA E ROUBAM VÁRIOS OBJETOS


Cidade que era pacata agora vê criminalidade se intensificar: roubos, assaltos às residências, furtos de veículos, menores usados por marginais para cometer vários tipos de delitos, tráfico de drogas, isso tudo aliado a pouca estrutura das polícias contribui para que o número de crimes aumente cada vez mais. População está desprotegida.

O caso se deu na linha Ivaí, interior de Prudentópolis/PR. Segundo o relato da família à PM, 03 bandidos encapuzados e armados com revólveres e pistolas invadiram a casa e lá promoveram uma série de ameaças até saírem da residência levando 'três televisores 32 polegadas, certa quantia em dinheiro, dois relógios de pulso e duas alianças'. Antes de sair do local os marginais deixaram a família trancada e amarrada num dos cômodos da casa. Os meliantes saíram no veículo da esposa um I/MMC ASX 2.0 cujo mesmo foi abandonado logo em seguida na comunidade de São João do Rio Claro. Horas depois, A PM foi até o local e conduziu o carro à DP local orientando as vítimas sobre o que deveriam fazer. Ninguém foi preso. 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PREFEITURA CONVIDA POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR DE DUAS IMPORTANTES AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

A comunidade Prudentopolitana tem dois compromissos importantes nas próximas semanas, duas audiências públicas em que a participação popular é essencial.

A primeira audiência acontece na próxima semana, no dia 26, às 9h, e é referente à avaliação do cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre do exercício financeiro de 2012.

A outra audiência será realizada no dia 05 de março, e vai discutir a elaboração do Plano Plurianual para o período de 2014 a 2017 e Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2014.

Os dois eventos serão realizados na Câmara Municipal de Prudentópolis. Fique atento e participe: Data: 26/02/2013 – Audiência de apresentação da avaliação do cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre do exercício financeiro de 2012 Horário: 9h Data 05/03/2012 - Apresentação de Minuta do Anexo do Projeto de Lei do Plano Plurianual para o Período 2014 / 2017 e do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2.014, contendo as ações a serem desenvolvidas nestes períodos. Horário: 9h A população também pode participar na elaboração do Plano Plurianual com sugestões por e-mail ou procurando diretamente o Setor de Planejamento da Prefeitura, com o servidor Ney Pereira Martin. No site da Prefeitura, no link notícias, está disponível uma ficha pode ser preenchida e encaminhada para o email: planejamento@prudentopolis.pr.gov.br ou entregue pessoalmente no Setor.

Mais informações pelo telefone 3446-8039. Obrigado! att. Assessoria de Imprensa Prefeitura de Prudentópolis (42) 3446-8020

(Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Prudentópolis)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PROJETO PEDAGÓGICO EM ESCOLA PORTUGUESA DÁ EXEMPLO AO MUNDO


Trata-se do GATIL ESCOLA SIMÃOZINHO, um projeto pedagógico revolucionário de uma louvável instituição de ensino em Portugal chamada: "Agrupamento de Escolas Santo Simões". Nesta instituição, cada criança e sua família pode, de livre e espontânea vontade, 'apadrinhar' um gato, ajudar a cuidar do gatil e desde cedo desenvolver o respeito e o amor à vida, aos animais e à natureza. São dez os objetivos elencados no projeto pedagógico da escola:
  1. Educar para a cidadania e o respeito por todos os seres vivos, formando, através deste projeto, melhores alunos e cidadãos;
  2. Motivar os alunos para o problema cívico e sanitário que constitui o abandono dos animais; 
  3. Dar um contributo à cidade, colaborando com os Serviços Municipais na recolha destes animais errantes que deambulam por entre diversos edifícios abandonados da cidade. 
  4. Responsabilizar e integrar os alunos num projeto contínuo da comunidade escolar; 
  5. Criar na Escola um espaço de convívio saudável entre alunos e animais, onde estes podem relaxar e socializar, recorrendo a ele como um escape para o stress da sua vida diária;
  6. Incutir nos mais novos, valores incontornáveis para a sua formação cívica e pessoal como o respeito pelos animais, pelo seu habitat e pela vida e Natureza em geral; 
  7. Criar nos alunos a responsabilidade inerente ao convívio com um animal, despertando-lhes a atenção para as suas necessidades e cuidados de higiene a ter no contacto com animais. 
  8. Atribuir ao aluno um papel de cuidador ativo no tratamento, alimentação e necessidades de um outro ser, que depende inteiramente dele para uma existência saudável; 
  9. Despertar nos alunos que já possuem um animal nas suas casas uma consciência para os problemas de saúde mais frequentes no animal e para a importância deste ser devidamente acompanhado por um veterinário na prevenção de doenças que podem afetar ambos; 
  10. Proporcionar aos alunos um contacto mais direto com os gatos, sobretudo aqueles que não podem ter em casa, podendo aqui apadrinhá-los e cuidar deles; 

O GATIL ESCOLA SIMÃOZINHO como é chamado começou em meados de 2008/2009 e se mantém muito bem até hoje com doações e com as ações voluntárias de alunos, famílias, professores e funcionários da escola.



Site da Escola: Link


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

LULA LANÇA DILMA COMO CANDIDATA À REELEIÇÃO EM 2014 E DIZ QUE ELEIÇÃO JÁ ESTÁ 'GANHA'


"...podem juntar quem eles quiserem..." Diz Lula

Num momento estratégico, Lula vai à imprensa e lança a presidenta Dilma como candidata à reeleição em 2014. Embora não tenha sequer terminado o primeiro mandato da presidenta, Lula sem medo de exageros e num clima de extrema euforia declarou que 'a eleição de 2014 já está ganha". E nesse clima de 'já ganhou', Dilma também se empolgou e deu declarações rejeitando a "herança de FHC' como se o Brasil tivesse sido 'reiniciado' há 10 anos atrás quando o PT assumiu o poder.

MAIS UM VEÍCULO É FURTADO NO CENTRO DE PRUDENTÓPOLIS

Ninguém foi preso e a moto ainda não foi recuperada. 

Relatório da Polícia Militar de 20/02/2012:

Às 22h45min, compareceu na CIA/PM o solicitante informando que por volta das 18h45min deixou sua  Motocicleta HONDA CG 125 TITAN KSE, de cor vermelha, estacionada, frente ao Colégio na Rua Prefeito  Antonio Witchenichen, Região Central e quando retornou para busca-la por volta das 22h45min, à mesma já  não se encontrava mais no local. A vítima informou ainda que a motocicleta fora levada sem chaves e sem  documentos estando com o tanque de combustível praticamente cheio. Diante do ocorrido o mesmo foi orientado aos procedimentos.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CADÊ O PROJETO PARA ACABAR COM ALAGAMENTOS?


Segundo informações, uma equipe técnica do Instituto das águas do Paraná visitou Prudentópolis neste 20/02 para avaliar os vários pontos de alagamentos na cidade. O pedido partiu do Prefeito Gilvan Agibert ao Secretário Estadual de Meio Ambiente Jonel Iurk o qual designou a equipe para fazer um levantamento da situação. Após levantamento das informações e análise dos pontos onde ocorrem os alagamentos será elaborado um projeto cuja execução promete resolver definitivamente o problema. Estiveram acompanhando os técnicos co Instituto funcionários da prefeitura: o gerente do departamento de infraestrutra e serviços urbanos: Julio Alberto Durski, o secretário de meio ambiente: Marcelo Charnei, o engenheiro da Prefeitura Luis Carlos Antoniuk e o topógrafo, Eduardo Klosowski. Abaixo uma foto de internautas mostrando como fica um dos principais pontos de alagamentos que fica na Avenida São João no centro da cidade. Há outros pontos de alagamentos avaliados pela equipe. (Foto acima: Maurício Bosak). 



CRITICADO POR OPOSICIONISTAS, LUIZ XAVIER DIZ QUE TURISMO TERÁ INVESTIMENTOS ESTE ANO


A câmara de vereadores de Prudentópolis convidou o Secretário Municipal de Turismo e Cultura Luiz Xavier  para falar sobre a situação do turismo no município, e o mesmo se fez presente na última sessão de 18/02. O Secretário disse, entre outras coisas, que "programas voltados à área turística em Prudentópolis devem começar a ser implementados a partir deste ano, com investimentos que podem resultar em uma estrutura de atendimento ampliada e receptiva aos visitantes". Luiz também falou sobre a forma de atendimento turístico lançada durante o carnaval, que é o “plantão turístico”, que mantém a equipe da secretaria a postos durante todo o feriado, fazendo atendimentos e acompanhamentos aos grupos de turistas e empresas que trabalham no ramo, para recepcionar os visitantes que chegam à cidade da melhor maneira. Entre os principais pontos abordados pelo Secretário, está a criação do parque no salto são joão cujo mesmo irá impulsionar o turismo e, consequentemente, a economia local e regional. Segundo ele, as obras poderão iniciar em Abril de 2013, conforme o cronograma estabelecido. O Secretário vem sendo duramente criticado por alguns oposicionistas sobre licitações que envolvem a compra de flores, inclusive sendo questionado por um dos vereadores sobre o porquê de não utilizar o horto municipal, já que a compra de flores não seria a opção mais adequada, respondendo em seguida que o plantio de flores já fora tentado em outros anos mas os resultados práticos não foram satisfatórios e, segundo ele, comparando a plantação com a compra, a segunda opção parece mais vantajosa e representa uma significativa economia para os cofres públicos. Por fim, o Presidente da Câmara de Vereadores Júlio Makuch disse que: "a intenção do Legislativo é convidar a cada período um secretário municipal para expor o programa de trabalho de sua respectiva área aos vereadores e à comunidade, para que saibam das metas traçadas e as ações em fase de execução". Texto: FCS com colaboração da assessoria de imprensa da câmara de vereadores de Prudentópolis). 


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

VEREADORA DO PT QUE SE AUTO-SEQUESTROU VOLTA À CÂMARA DE PG E É VAIADA


Mesmo assim, a petista não perdeu a pose corruptopata politicopata conforme se vê na foto, sorrindo alegremente em meio à multidão que vaiava ela e aos vereadores que estão se 'enrolando' para cassar o mandato da mesma.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CHUVA DE ARANHAS EM SANTO ANTÔNIO DA PLATINA/PR


Creio que todos da 'antiga' se lembram do filme "Aracnofobia", onde aranhas invadiam uma cidade e matavam as pessoas. Acreditem se quiserem, algo sinistro ocorreu em Santo Antônio da Platina/PR no último 12/02/213, mas as aranhas não estavam à procura de pessoas e sim de insetos. 

CHUVAS CAUSAM TRANSTORNOS EM PRUDENTÓPOLIS E REGIÃO



Tempo chuvoso do último final de semana causa transtornos e estragos em Prudentópolis e região. Árvores foram arrancadas num praça da cidade. Além disso, muitas casas foram destelhadas em vários bairros, houve alagamentos em alguns locais e a energia elétrica ficou interrompida por algumas horas em vários pontos da cidade. Fotos: Maurício Bosak/Facebook.




CÂMARA DE VEREADORES DE PONTA GROSSA TERÁ A VOLTA DA VEREADORA ANA MARIA DO PT CUJA MESMA FORJOU O PRÓPRIO SEQUESTRO


A grande polêmica da primeira sessão da câmara de vereadores de Ponta Grossa/PR, se dá principalmente, pela volta da Vereadora Ana Maria do PT, cuja mesma forjou o próprio sequestro no início de 2013, notícia que alcançou destaque nacional.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PASSOU PERTO: METEORO FERE CENTENAS NA RÚSSIA


O corpo celeste se desintegrou sobre o espaço aéreo da Rússia ferindo centenas de pessoas por volta das 01:20 horário de Brasília, 09:20 na Rússia... 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

COPEL CONCORRERÁ COM GIGANTES DA BANDA LARGA


Com uma rede de fibra óptica interligando 399 municípios no estado do Paraná, a estatal agora entra para o ramo de internet banda larga. Contudo, a Copel concorrerá com a GVT, NET, e OI. A GVT é a operadora que atualmente está e mais municípios, 32. NET em 8, e a OI em quase todas as cidades do Estado mas a qualidade dos serviços deixa a desejar porque ela não possui um sistema de fibra óptica. O Governo do Paraná vê na internet uma possibilidade de aproximar as cidades da sede do governo facilitada pela comunicação online. Hoje, cada cidade paranaense já possui uma espécie de 'cidade virtual' onde comércio, escritórios, prefeituras, rede de notícias e outros compartilham informações em tempo real. Ademais, a Copel já oferece Curitiba e Irati com pretensões de levar os serviços para Foz do Iguaçu e Ponta Grossa até o final de 2013. 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

OBRAS DE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO ESTÃO ATRASADAS E HÁ IRREGULARIDADES


Uma obra que era para ter sido terminada no final de 2012, e que talvez será terminada apenas em 2015, agora tem vários 'indícios' de fraudes...

LEIA MAIS EM WWW.FOLHACENTROSUL.COM.BR

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

NÚMERO DE ACIDENTES NAS ESTRADAS AINDA É GRANDE SEGUNDO BALANÇO DA PRF


Os números do balanço parcial da "Operação Carnaval 2013" da PRF revelam que a quantidade de acidentes nas estradas ainda é grande. Até o momento, foram registrados 1997 acidentes com 1098 feridos e 97 mortos na rodovias. 

VEREADORA DO PT DÁ DEPOIMENTO ALEGANDO PROBLEMAS PESSOAIS COMO MOTIVO PARA O AUTO-SEQUESTRO

"NÃO LEMBRAVA DE NADA, DISSE A VEREADORA". 

A Vereadora Ana Maria do PT da cidade de Ponta Grossa cuja mesma forjou o próprio sequestro conforme foi apurado pela Polícia Civil e pelo Grupo Tigre, deu um depoimento recentemente falando sobre os motivos do seu auto-sequestro, alegando ter tido problemas pessoais e psicológicos. Veja o vídeo sem cortes.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PAPA BENTO XVI RENUNCIA AO CARGO NESTA SEGUNDA 11/02


Uma notícia mais do que bombástica ganha as manchetes dos principais jornais no mundo todo na manhã desta Segunda 11/02, o Papa Bento XVI anunciou que irá deixar o trono da igreja católica em Roma no dia 28 de Fevereiro de 2013... 



domingo, 10 de fevereiro de 2013

VEÍCULO CAPOTA PERTO DO MANDURI EM PRUDENTÓPOLIS

Segundo informações, um veículo Blazer com placas da cidade de União da Vitória capotou na BR 373 próximo ao Manduri na madrugada de sábado por volta das 02 horas da manhã. O corpo de bombeiros foi ao resgate e constatou que haviam 04 pessoas na Blazer: José Petriw de 31 anos, Eduardo Ferreira Tavares de 18, Volnei Chechetto 31, Leonardo Ferreira Tavares de 21 anos. Uma das vítimas: Leornardo Ferreira Tavares sofreu ferimentos leves e foi conduzido ao pronto socorro de Prudentópolis. Os demais ocupantes nada sofreram não requerendo maiores cuidados médicos. 

 WWW.FOLHACENTROSUL.COM.BR

sábado, 9 de fevereiro de 2013

FOLHA CENTRO SUL - BLOGS E OPINIÕES: DR. ELI CORRÊA FERNANDES

MENSAGEM AOS VEREADORES ELEITOS 

 Os Vereadores reeleitos e eleitos pela primeira vez, enfrentaram com sucesso, cada um com seu estilo, o grande vestibular democrático do dia 07 de Outubro de 2012. Assumem a Câmara Municipal de Prudentópolis trazendo consigo um grande compromisso de honra com os eleitores que acreditaram em suas mensagens de trabalho, esperança e realização de bons projetos voltados ao desenvolvimento desta comunidade. Com respaldo na minha atuação no cenário político do nosso Município, onde fui Vereador por duas legislaturas (1988/1992, 2004/2008), conforme resumo biográfico acima, e impelido pelo meu amor a esta terra, afirmo que é imprescindível a busca do diálogo, do entendimento, para que o nosso Município não saia perdendo com posturas radicais. Acredito que os Vereadores tem plena consciência de suas responsabilidades com esta cidade moderna, dinâmica e sedenta de maior desenvolvimento. Eventuais rusgas remanescentes do último pleito devem ser deixadas de lado porque hoje, esta nova Prudentópolis, nascida da última eleição, está acima de partidos e de quaisquer outros interesses particulares, devendo prevalecer, acima de tudo, o bem comum e o supremo interesse da comunidade. Com esta visão, abraço e cumprimento, com consideração, todos os Vereadores, confiante que, sem abrirem mão de sua independência e honestidade pessoal, haverão de ter uma excelente atuação em favor deste Município e uma boa relação com a Administração Municipal liderada por GILVAN/ADELMO, porque afinal de contas o interesse de todos é um só: o bem e o progresso desta terra! 

LOGO, OS NÚMEROS DAS ESTRADAS DURANTE O CARNAVAL


Na Quarta-feira de cinzas, teremos as estatísticas de acidentes nas rodovias, ou melhor: de homicídios e suicídios atrás do volante!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BANDIDOS ATERRORIZAM CASAL DENTRO DA PRÓPRIA CASA NA VILA BERALDO EM PRUDENTÓPOLIS

Segundo a PM de Prudentópolis, em seu relatório diário, na madrugada de 07/02 para 08/02, por volta das 02 de manhã, duas pessoas estiveram na 4ª Cia da Polícia Militar relatando que foram rendidas por 03 bandidos encapuzados ao entrarem na casa LEIA NO FOLHA CENTRO SU : WWW.FOLHACENTROSUL.COM.BR 

IMPORTANTE FÓRUM ESTADUAL SOBRE O FUNDEB OCORRERÁ EM PRUDENTÓPOLIS


Nos dias 18 e 19 de abril, o Fórum Permanente de Controle e Fiscalização do Fundeb realiza no município de Prudentópolis sua 11ª sessão. Criado em maio de 2004, o Fórum reúne entre seus parceiros a APP-Sindicato, o Ministério Público Estadual (MPE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), e os mandatos dos deputados estaduais Tadeu Veneri e Professor Lemos, além de entidades ligadas à educação. A confirmação foi feita durante reunião realizada na Prefeitura Municipal de Prudentópolis, pelo Deputado Estadual Tadeu Veneri, onde participaram a Secretária Municipal da Educação, Maria Helena Maia de Oliveira; o Procurador do Município, Paulo Guedes; assessores municipais; o Presidente da Câmara Municipal, Júlio César Makuch, o Vereador Marcos Vinício dos Santos (PT), além de representantes da APP/Sindicato. O Fórum promove a fiscalização das receitas da educação através dos espaços constituídos democraticamente, em especial os conselhos e os debates auxiliam no fornecimento de mecanismos aos conselheiros do Fundeb para o acompanhamento eficiente da aplicação dos recursos. Segundo o Deputado Veneri, o Município de Prudentópolis reivindicou durante a edição passada a viabilidade de sediar o evento, o que foi deferido. Devem participar mais de 300 pessoas ligadas ao setor educacional e de órgãos públicos ligados à área, de várias regiões do estado, além de pais, alunos, professores, funcionários, conselheiros e autoridades prudentopolitanas. 

Fonte: BLOG OFICIAL DO VEREADOR JÚLIO MAKUCH, com informações do site da câmara de vereadores de Prudentópolis.

PROJOVEM PROPORCIONA OPORTUNIDADE DE CAPACITAÇÃO AOS JOVENS DE PRUDENTÓPOLIS ATRAVÉS DE CURSO GRATUITO.

Trata-se do Projovem Trabalhador, um programa do governo federal em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho do Paraná e o Município. De fato, é uma boa oportunidade para os jovens se capacitarem para o mercado de trabalho. As inscrições para o programa Projovem Trabalhador em Prudentópolis estão abertas e para participar, o jovem deve ter entre 18 a 29 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou ensino médio, não estar cursando nem ter concluído o ensino superior, possuir renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo entre outros. Segundo a prefeitura, as vagas são limitadas, o curso é gratuito e o participante ainda pode receber muitos benefícios, entre eles, uma bolsa auxílio no valor de R$100,00 durante os 6 meses de curso mediante comprovação de 75% de frequência nas aulas. O curso tem carga horária total de 350 horas. As inscrições devem ser feitas na Agência do Trabalhador de Prudentópolis, e o interessado deve levar fotocópia do CPF, RG, PIS/NIS, título de eleitor, endereço completo, comprovante escolar e comprovante de quitação das obrigações militares. Mais informações pelo telefone (42) 3446-3100 ou pelo site www.trabalho.pr.gov.br

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO PESSOAS DE PRUDENTÓPOLIS NO TREVO DE IVAÍ MATA 01 E FERE 07



 Na manhã de 06/02 por volta das 07:00, ocorreu um grave acidente no Km 230 da BR 373 no trevo de Ivaí, envolvendo uma saveiro e um gol. Segundo a PRF, a Saveiro atravessava a rodovia e foi atingida de cheio pelo gol com Placas (ACA 3399) de Prudentópolis. A saveiro com placas de Imbituva era conduzida por Luiz Severo Marques dos Santos de 48 anos, cujo mesmo morreu no local. A esposa dele: Maria Dalila e o filho do casal de 13 anos também estavam no mesmo veículo e foram encaminhadas em estado grave para a Santa Casa em Irati. No Gol estavam 05 pessoas da mesma família. O motorista Fernando Ferreira, Bernadete, Kelly, Carolina e Mari sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para hospitais de Imbituva e Prudentópolis. (Foto: Fábio Matavelli)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

VEÍCULO FURTADO É ENCONTRADO PELO DONO EM PRUDENTÓPOLIS

HORAS DEPOIS DE TER O VEÍCULO FURTADO, DONO O ENCONTRA ABANDONADO EM PRUDENTÓPOLIS.

FOLHA CENTRO SUL 

Por volta das 22 horas de 04/01, um gol CL 1.6 MI, vermnelho, cujo mesmo estava estacionado em frente de uma oficina de motos na rua Cel. João Pedro Martins em Prudentópolis, foi levado por bandidos e dentro dele havia documentos pessoais da vítima e dinheiro. A PM foi acionada, fez buscas mas não conseguiu encontrar o carro. Contudo, na madrugada de 05/02, o dono do carro localizou o mesmo abandonado na Rua Santos Dumont, informando à polícia que os elementos levaram uma certa quantia em dinheiro, uma bateria e uma corneta de som. A PM informa que o veículo foi apreendido e encaminhado à delegacia local.

OBRAS PARA RESOLVER O PROBLEMA DA FALTA DE ÁGUA PODEM COMEÇAR ESTE ANO EM PRUDENTÓPOLIS


Uma comissão formada pelos Vereadores Luciano Antônio, Júlio Makuch e representantes do poder executivo fez um levantamento em Dezembro de 2012 sobre a situação da falta de água em Prudentópolis. De posse das informações, inclusive com relatos da própria população, a comissão formalizou exigências junto a Sanepar para que fossem tomadas providências urgentes. Segundo consta, (ainda não oficial) por volta de 20 de Dezembro de 2012, a Companhia Paranaense informou sobre abertura de licitação para realização das obras na cidade. Agora, a Câmara de Vereadores enviou ofício exigindo informações sobre quais o prazos para o início das obras e quando as obras iniciarão de fato. 


Ofício da câmara: 





clique na imagem



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

GILVAN RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO PARQUE NO SALTO SÃO JOÃO


Na abertura dos trabalhos na câmara de vereadores de Prudentópolis, conforme o regimento interno, o prefeito Gilvan Agibert ressaltou a importante criação do parque no Salto São João cujo mesmo irá impulsionar o turismo na região. Além disso, o prefeito elencou alguns objetivos a serem alcançados em 2013 entre eles a resolução dos problemas de alagamentos no centro da cidade. Segundo informações, as áreas de alagamentos serão vistoriadas esta semana pelo Secretario de Ambiente do Paraná e equipe especializada que irão verificar a melhor forma para a execução de projetos já em andamento. Além disso, Gilvan relatou uma série de feitos e objetivos, entre eles o desenvolvimento de uma área industrial e a cobrança que está sendo feita junto ao Governador do Estado Beto Richa que tem priorizado os grandes e médios centros deixando os pequenos municípios à ver navios em relação ao desenvolvimento industrial. Gilvan disse que novidades serão anunciadas nos próximos meses. 

VEREADORES PROMETEM ESTAREM MAIS PRÓXIMOS DO POVO

Ressalvadas as peculiaridades de cada discurso, no geral, a maioria dos vereadores prometem estar mais próximos do povo. O vereador Adriano Cardozo disse que esteve na feira de sabores do Paraná e já deu um toque aos secretários para que essa importante feira possa ser trazida na FENAFEP, também disse que enviou ofício para o secretário de saúde para que uma ambulância se faça presente nos jogos do município. O Vereador Luciano Antônio, à exemplo dos demais, agradeceu a oportunidade de estar representando novamente a população. Luciano pediu uma atenção especial na criação de uma área industrial, mas sem esquecer-se da agricultura e dos transportes. O vereador Marcos Vinícios do PT, disse estar muito contente por saber que a 'Presidenta Dilma recebeu muito bem o prefeito Gilvan em Brasília, ressaltando que a Presidenta não é só Presidenta dos prefeitos do PT mas de todos nós'. Segundo Marcos, Prudentópolis receberá do governo federal uma retroescavadeira, uma motoniveladora, 2.900 novas quadras para escolas municipais, 50 casas financiadas pelo governo federal etc. O Presidente Júlio Makuch falou de vários assuntos, entre eles a falta de estrutura das polícias em Prudentópolis e o aumento da criminalidade nos últimos tempos, afirmando que irão cobrar do governo do estado melhorias no setor de segurança, onde o mesmo já havia enviado solicitações para a secretaria de segurança do estado pedindo agentes para a cadeia pública da cidade liberando investigadores e policiais para o trabalho de campo no combate à criminalidade. Também informou que solicitou à Defesa Civil para que seja feito um levantamento da situação das casas noturnas de Prudentópolis e falou sobre a eleição da AMCESPAR e da importância da união das cidades do centro sul para que os governos: estadual e federal possam dar mais atenção aos municípios. Ressaltou ainda a importância do turismo e as tarefas desenvolvidas mesmo durante o recesso legislativo. Por fim, o presidente desejou a todos uma boa legislatura a todos os vereadores. 



VÁRIOS FURTOS SEGUIDOS DE VEÍCULOS PREOCUPA POPULAÇÃO

De Dezembro de 2012 até o final de Janeiro de 2013, vários furtos de veículos foram noticiados pelo Folha Centro Sul e demais canais de imprensa da região. Grande parte dos carros furtados e roubados recuperados pela Polícia Militar estavam em Prudentópolis. Geralmente, os veículos tem placas de cidades da região como Imbituva, Guamiranga, Irati, Guarapuava etc. Segundo a própria PM, no último final de semana um carro com placa de Guamiranga que estava estacionado próximo à Igreja Ucraniana em Prudentópolis foi levado por bandidos e dentro havia documentos e bolsa da vítima. A polícia trabalha para descobrir quem são os meliantes e está se agilizando para colocá-los atrás das grades. Pelos vários roubos seguidos, tudo leva a crer que se trata de uma quadrilha especializada nesse tipo de crime.

NOTÍCIAS POLICIAIS - FURTOS DE VEÍCULOS EM PRUDENTÓPOLIS

MAIS UM VEÍCULO FURTADO EM PRUDENTÓPOLIS

Segundo a 4ª Cia da PM de Prudentópolis, desta vez foi um Gol MI, branco, emplacamento em Guamiranga/PR, cujo mesmo foi furtado no último final de semana da frente da igreja São Josafat em Prudentópolis. Segundo o o dono do carro, a família participava de um casamento e quando estava indo embora viu que o mesmo já não estava mais no local sendo levado com documentos e sem chaves, sendo que no interior do mesmo ainda estava a bolsa da proprietária com os documentos pessoais. A polícia trabalha para descobrir o paradeiro do veículo.

PM ENCONTRA GOL ABANDONADO NO BARRO PRETO EM PRUDENTÓPOLIS

Segundo relatório da PM, no último dia 03/01, por volta das 09 da manhã, uma equipe se deslocou até o Bairro Barro Preto em Prudentópolis via 190, para verificar a situação de um automóvel abandonado. No local foi localizado o veículo VW GOL 1.0, branco, emplacado em Imbituva/PR. O veículo foi furtado na madrugada desta data, a comunicação do furto fora feita na cidade de IMBITUVA. O automóvel foi entregue na delegacia de Policia Civil a fim de serem tomadas as devidas providências. Texto: FCS com colaboração da PM/PR.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

FOLHA CENTRO SUL - NOTÍCIAS ONLINE




ACESSE O SITE: 

CURTA A NOSSA FAN PAGE 

NOVATOS E VETERANOS

OPINIÃO - BLOG DO EMERSON
www.folhacentrosul.com.br

Novatos e veteranos

Dados da última eleição revelam que ao contrário do que ocorreu nas eleições anteriores, o número de vereadores veteranos reeleitos caiu drasticamente. A maior parte das casas legislativas municipais terão ao menos metade dos vereadores novatos, eleitos pela primeira vez. Com efeito, isso não significa que os prefeitos terão necessariamente uma oposição dura e implacável já que a maioria das câmaras são formadas por aliados. Por exemplo: Em Prudentópolis são 09 os vereadores eleitos da coligação do prefeito Gilvan Agibert e apenas 04 são de fora da coligação. Em Guamiranga, são 05 da coligação da prefeita Telma Fenker e 04 que não eram da coligação. Em Imbituva são 07 da coligação do Prefeito Bertoldo Rover e 04 de fora da coligação. Ou seja, das 03 cidades, apenas Guamiranga parece mais equilibrada. Já em Prudentópolis e Imbituva os prefeitos, teoricamente, terão mais facilidade para trabalhar e aprovar seus projetos. Contudo, porém, tanto veteranos quanto novatos devem estar atentos e cumprir com os seus papéis de representantes do povo e não ficarem apenas no 'feijão com arroz', com projetos simplórios e em discursos demagógicos em propaganda pessoal nas tribunas. Novatos e veteranos devem fiscalizar, rigorosamente, todos os atos do executivo e tudo o que é feito com o dinheiro dos impostos pagos pelo povo, devem transcender a mera função legislativa e ir atrás de inovações para as cidades, ser exemplarmente 'transparentes' e, sobretudo, se fazerem mais próximos das pessoas, afinal, já se foi o tempo em que prefeitos e vereadores eram endeusados e temidos! Nos dias de hoje todos estão cada vez 'menos desiguais' perante as leis, independente de ter ou não dinheiro e poder, independente de ser ou não ser uma 'autoridade'. Além disso, com a internet e as redes sociais, novatos e veteranos, vereadores ou prefeitos não estarão livres do 'olho vivo' dos cidadãos em redes sociais. Cada declaração dada, cada ato realizado, cada promessa feita, cada postura será acompanhada, analisada e criticada pela população através do Facebook, Twitter, Blog´s Sites, sem falar das lentes das câmeras digitais, celulares e outros objetos da atualidade que podem por qualquer político em xeque. Ou seja, estamos nos tempos em que todos podem e devem acompanhar tudo o que é feito com o dinheiro do povo. Sendo assim, Excelências, fiquem espertos! Os bons, justos e honestos ficarão de pé, já os que tiverem outras intenções certamente cairão e não importa se são novatos ou veteranos... (Dados das eleições: Raixo X Uol/Link) (Blog do Emerson/Facebook)

CÂMARA DE VEREADORES REINICIA TRABALHOS NESTA SEGUNDA 04/02.


Os trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores de Prudentópolis reiniciam nesta segunda 04/02 à partir das 20 horas. Na primeira noite de trabalhos de 2013, o Presidente Júlio César Makuch (PSD) declara o início das atividades plenárias aos Vereadores, com as análises, discussões e votações das matérias que começam a ser inseridas na pauta. Conforme o Artigo 55, Inciso XIV da Lei Orgânica Municipal o Prefeito deve se fazer presente em sessão, apresentar o plano de Governo, relatar a situação do Município e solicitar as providências que forem necessárias. "O prefeito Gilvan Pizzano Agibert deve se fazer presente à sessão, para colocar uma série de questões relativas à administração, bem como indicar quais os primeiros atos e trabalhos realizados neste início de administração, além de traçar as metas do primeiro semestre, com base na situação financeira e administrativa da municipalidade", informa o site da câmara. Também, serão registradas diversas manifestações durante o uso da palavra em Tribuna, pelos Vereadores, assim como o prefeito municipal que também terá um espaço para dirigir-se aos presentes. “Trata-se de oportunidade de a população voltar a acompanhar todos os passos e atos de nossos Vereadores, numa demonstração de que a comunidade está interessada em ver o que é feito em seu benefício”, salientou o presidente Júlio.

SAIBA QUEM SÃO OS VEREADORES DA LEGISLATURA 2013/2016:

Clique na imagem para ver melhor


Texto: (Com informações da Câmara de Vereadores de Prudentópolis). 

sábado, 2 de fevereiro de 2013

CIDADÃO COMETE SUICÍDIO NO INTERIOR DE PRUDENTÓPOLIS

FATO LAMENTÁVEL.

Segundo a Polícia Militar, um cidadão de iniciais (C.B) de aproximadamente 50 anos de idade, da comunidade de Jesuíno Marcondes no interior de Prudentópolis veio a cometer suicídio na tarde deste 02/02/2013. Os relatos são de que o senhor disse a um familiar que iria sair e minutos depois foi encontrado enforcado ao lado da residência. Os motivos não foram revelados. Todos lamentam mais essa morte por suicídio no interior de Prudentópolis.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

JUÍZA INTIMA DONOS DE CASAS NOTURNAS DE PRUDENTÓPOLIS

A Juíza da Comarca de Prudentópolis/PR, Drª Lidiane Rafaela Araújo Martins, está intimando proprietários de casas noturnas da cidade e comunicando que está expressamente proibida a entrada de menores de 18 anos em todas as casas noturnas existentes no município, na verdade, a proibição já existe, mas está sendo relembrada e caso os proprietários descumpram a determinação, pagarão uma multa de R$ 10 Mil Reais. Contudo, mesmo assim muitos donos de casas noturnas não ficaram muito contentes com essas determinações.

WWW.FOLHACENTROSUL.COM.BR

PROJETO "TELEVISIONANDO O FUTURO' É UMA PARCERIA ENTRE RPC E PREFEITURA


O projeto "Televisionando o futuro", promovido pelo Instituto GRPCOM – RPC TV, busca envolver alunos, professores, diretores e visa estimular a reflexão e ações voltadas à formação crítica de crianças, jovens e da sociedade em geral. O projeto será realizado através da parceria entre GRPCOM e Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. O tema do projeto este ano é "Cidadania: Direitos e Deveres". Cada cidade terá cinco trabalhos classificados para concorrer na fase regional, em que serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar em cada categoria, envolvendo os classificados de todos os municípios. Os primeiros colocados em cada categoria participam da fase estadual, onde serão escolhidos os vencedores do Paraná. No final de fevereiro deve acontecer em Prudentópolis uma reunião de apresentação do projeto para diretores de escolas. Mais informações sobre o projeto no site: 

PROMETEU E SE DEU MAL.. PREFEITO DE INÁCIO MARTINS TEM O MANDADO CASSADO POR IRREGULARIDADES EM PROMESSAS DE CARGOS


O prefeito de Inácio Martins/PR, Lauri Setrinski do PSDB, teve seu mandato cassado pela justiça eleitoral. A Justiça entendeu que houve irregularidades na prestação de contas da campanha do mesmo, além de ser denunciado por 'prometer cargos' à cidadãos do município' o que é um crime eleitoral. O político postou em seu facebook, em 30/01, uma espécie de 'defesa' dizendo que acata a decisão da justiça mas que não esperava uma decisão no sentido de cassar o seu mandato.

 'AMARGA' DECISÃO DA JUSTIÇA,  SEGUNDO O POLÍTICO:





MARMANJOS USAM DE FORÇA FÍSICA PARA ROUBAR CELULAR DE MENOR NA VILA NOVA, FOGEM MAS SÃO PRESOS PELA PM DE PRUDENTÓPOLIS

Segundo a PM de Prudentópolis, na sexta 31/01, por volta das 14 horas uma jovem de 16 anos havia comunicado que dois meliantes a abordaram na rua Prudente de Moraes na Vila Nova, usando de brutalidade e ameaçando-a roubaram um celular. A PM foi até o bairro, fez buscas e encontrou os dois suspeitos. Após o reconhecimento da vítima, os mesmos foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil. Os dois jovens infratores tem 25 anos de idade e provavelmente iriam trocar o aparelho por drogas.

OPERAÇÃO "QUADRO NEGRO" DO GAECO 'CANETEIA' 9 POR FRAUDE EM LICITAÇÕES ENVOLVENDO DINHEIRO DA EDUCAÇÃO.