Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Município pede autorização da câmara para emprestar R$ 8,5 milhões

Buscando dinheiro para cobrir os rombos feitos por Gilvan e tentar arrumar um pouco a cidade>>>

Em reunião realizada no “plenarinho” da Câmara Municipal de Prudentópolis, entre o Prefeito Municipal Adelmo Klosowski, com o Presidente Júlio César Makuch e vereadores, foi explanado sobre o projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo Municipal, o qual solicitou autorização legislativa, para o Município de Prudentópolis contratar junto à Agência de Fomento do Paraná S/A, operação de crédito até o limite de R$ 8.540.000,00, cujos recursos serão utilizados para pavimentação asfáltica em diversas vias públicas do centro, vilas e bairros de nossa cidade, reforma completa do Ginásio de Esportes Gilmar Agibert e reforma e revitalização do lago municipal. 

O pagamento das parcelas se inicia em 2016 e será concluído em 2023, com desconto mensal dos repasses do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – e do FPM – Fundo de Participação dos Municípios -. Segundo o prefeito Adelmo justificou aos vereadores, havia um pedido de empréstimo autorizado pela câmara há algum tempo, o qual não foi concretizado, em virtude da questão documental que não foi concluída em prazo hábil. Na época, também se previa a reforma do ginásio de esportes e pavimentação, questões que, segundo o prefeito, são extremamente necessárias.

 “Prudentópolis tem apenas um ginásio de esportes para sediar eventos e o mesmo se encontra com sua estrutura precária, necessitando reforma completa urgente. Com relação às ruas, a pavimentação precisa alcançar mais regiões da cidade, levando esta importante melhoria”, completou Adelmo. 

Por sua vez, a questão do lago municipal é de pleno interesse público, envolvendo aspectos ambientais, de infraestrutura e urbanismo, e há de se implementar as obras necessárias. 

MUDANÇA: AO INVÉS DE ALUGAR, PREFEITURA VAI COMPRAR 03 CAMINHÕES 

Os projetos para revitalização do lago reivindicados junto ao governo, bem como os recursos disponíveis tiveram seus prazos expirados devido à falta de habilitação documental do município e foram perdidos, tendo de a obra ser custeada agora pela municipalidade. Adelmo também informou aos vereadores que a prefeitura está fazendo aquisições com recursos próprios para agilizar alguns serviços emergenciais. “Vamos licitar a compra de três caminhões traçados para o parque de máquinas, com compra parcelada e um caminhão equipado para manutenção da rede de iluminação pública, a qual terá equipe própria da prefeitura para esse serviço. 

Assim, não pagaremos aluguel de caminhões e de serviços de manutenção, economizando dinheiro e adquirindo esse patrimônio”, comentou o prefeito. Os vereadores fizeram diversos questionamentos sobre a questão, qualificando o pedido de empréstimo como viável para as obras pretendidas e dentro dos parâmetros de capacidade de endividamento do município. O Presidente Júlio Makuch salientou que essa ampla explanação sobre a matéria pelo Executivo, serviu para esclarecer as dúvidas existentes para a votação da matéria. (Informações da Câmara de Prudentópolis) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido comentários anônimos.