Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Povo lota a câmara mas ainda espera cassações

(Informações de Diário Central de Guarapuava)

Câmara de vereadores espera informações do MP/GAECO para abrir CPI contra prefeito afastado, e vereadores envolvidos na Operação Caçamba, em Prudentópolis.

A Câmara de Vereadores de Prudentópolis, na região central do Paraná, não abriu CPI contra o prefeito Gilvan Agibert (PPS),  na última sessão de 23/02, o qual foi preso em flagrante pelo GAECO, afastado judicialmente, em prisão temporária. No momento, a cidade é comandada interinamente pelo Vice-prefeito empossado, Adelmo Luiz Klosowski (PR).

A não-abertura da CPI contra o prefeito afastado neste momento ocorre por que o legislativo aguarda informações sobre o processo do GAECO/Ministério Público que deve ser enviado quando de seu término, o que pode acontecer nos próximos dias. 

No geral, a maioria dos legisladores tergiversaram e criticaram levemente o prefeito afastado por determinação da Justiça. 

O vereador Clemente Lubczyk (SDD),o qual teve pedido de CPI protocolado por cidadãos contra ele, chegou ao cúmulo de dizer, em tribuna, que foi condenado em uma ação do MP a 'só pagar uma multinha', como se a 'multinha' e a 'condenação' por Improbidade fosse algo a ser esquecido, deixado para lá, como diz o povo. Dependendo da interpretação da maioria do legislativo, mediante CPI, Clemente pode acabar cassado, em face da Lei da Ficha Limpa ou até mesmo ter pedido de cassação na justiça, caso algum cidadão assim o faça. 

O processo que Clemente cita é o abaixo, transitado em julgado em 06/11/2014.

Clique na imagem para ver melhor

Negando tudo, como esperado

Dentre os pronunciamentos que quase deram sono na população que foi até a câmara, está também o do vereador, Luciano Marcos Antônio (PMDB), o qual defendeu o vereador Clemente contra a CPI que poderia cassá-lo, dizendo que o colega 'está sendo julgado por auxiliar a população'. Ainda, conforme já se esperava, Luciano voltou a atacar a imprensa e a negar que andou ameaçando as pessoas in box no Facebook (REVEJA AQUI) bem como o seu envolvimento no maior escândalo de corrupção da história da cidade. Luciano é citado nas investigações do GAECO, (REVEJA AQUI), assim como seu irmão e a empresa de seu pai, a Indústria de Madeiras Mark. Aliás, o pai do vereador Luciano, o ex-prefeito Markiano Antônio, além de de ter a empresa citada nas investigações do GAECO, responde Ação Penal no TJ-PR, juntamente do prefeito preso e afastado, e, de um empresário da cidade, conforme conta no Processo 1105801-0 Ação Penal (C.Int-Cr)) NPU: 0029304-72.2013.8.16.0000. 

Veja
Clique na imagem para ler melhor

Marcos é aplaudido pela população

O Vereador Marcos Vinício dos Santos (PT), disse que várias vezes pediram documentos, buscaram denunciar, mas na época, as licitações se apresentaram muito corretas, que os contratos estavam 'tudo certinhos'. E que a câmara não tinha o que o GAECO tinha, a estrutura investigativa, e que acabou revelando a maracutaia. Marcos disse que os vereadores vão fazer o que precisa ser feito. Marcos asseverou que o prefeito Gilvan não tem mais condições morais de ser prefeito, ou renuncia ou será cassado, sendo interrompido pelos aplausos dos presentes. Por fim, Marcos convidou o povo a participar das sessões e a vida do vereador e finalizou dizendo que os vereadores que tiverem envolvimento devem ser igualmente punidos. 

Vereador Dr. Darley  (PSB) 'ensina' o vereador Luciano (PMDB) a interpretar um texto

O vereador Dr. Darley (PSB) disse que o Vereador Luciano (PMDB), como um advogado do Vereador Clemente (SDD), que cometeu Improbidade Administrativa e foi condenado, não se inteirou direito do assunto e que estaria agindo com politicagem ao defendê-lo de CPI. Mas Luciano fez sua leitura do trecho do processo, na parte da defesa, para reforçar a defesa de Clemente. Contudo, Darley, disse que o que importa é a decisão do Juiz e que Luciano leu a defesa de Clemente que está no processo, sem considerar o todo, a decisão que condenou Clemente. Na sequência, Darley faz a leitura integral e 'ensina' a Luciano como interpretar a decisão condenatória, que mesmo sendo refutado, se manteve em posição de defesa do colega ímprobo e disse que os demais colegas estão fazendo um 'julgamento político', que se trata de algo pessoal. Porém, mesmo com os reclames de Luciano, a denúncia foi acolhida, foi criada a CPI. Se a maioria entender que Clemente cometeu improbidade, ele pode ser cassado. 

Vereador Adriano Cardozo atualmente (SDD), mas que era do PRB, mesmo partido do Procurador do Município, Paulo Guedes, Afastado Judicialmente também tenta livrar a cara de Clemente (SDD)

Adriano, meio gaguejando, tenta livrar a cara de Clemente, alegando  que é preciso 'ler melhor a decisão judicial', 'pra não ficar na dúvida', para que o vereador Clemente não seja cassado 'injustamente'. Adriano que deixa a câmara  para ser Secretário de Transporte e Infraestrutura, voltou a defender o  prefeito preso pelo GAECO anteriormente, dizendo que o Centro da Juventude está parado desde 2010 não por causa de incompetência do alcaide afastado, mas por que a  empresa faliu! E que por diversas vezes esteve com o prefeito afastado em Curitiba, atrás de setores do governo para tentar fazer o Centro da Juventude ser terminado. 

Ainda sobre a defesa de Clemente feita por Adriano, Makuch redarguiu o mesmo, tendo de 'ensiná-lo' sobre os procedimentos, as normas, os ritos para se fazer defesas e acusações e que ninguém está condenando  ou perseguindo o vereador, já que terá a CPI e o vereador Clemente  poderá se defender e tentar provar sua 'inocência'.

Contudo, lembre-se que Clemente disse no início da sessão que 'foi condenado e só pagou uma multinha'. No mesmo embalo de Adriano, o Vereador Valdir Krik (PPS),  partido do prefeito preso e que também é alvo de denúncia como acúmulo  irregular de cargos também tentou amenizar a situação de Clemente, sem êxito.

Presentes se manifestam

Em dado momento, alguns populares começaram a se manifestar contra alguns vereadores, como o presidente Júlio Makuch (PSD), que mesmo sob críticas, conduziu democraticamente a sessão. Makuch também discursou afirmando que  o prefeito Gilvan ou renuncia ou será cassado, que a câmara fará todo o possível para fazer o que é certo, dentro da legalidade. Ademais, o vereador voltou a criticar o setor de obras e transporte, o conhecido Pátio de Máquinas, cujo mesmo estava sob o comando de Augusto Ternoski, Secretário afastado pela justiça, o qual foi defendido em Tribuna, dias antes, pelo vereador Luciano Marcos Antônio (PMDB), citado na Operação Caçamba. Ternoski aparece em escutas da investigação do GAECO, onde se fala em favorecimento do prefeito  preso e do secretário afastado em prol da empresa do pai do vereador Luciano. 

Ainda, Makuch reiterou que aguarda informações do GAECO para tomar as devidas previdências e que todas as denúncias serão devidamente apuradas. O vereador também falou sobre um parecer prévio do Tribunal de Contas contra a sua pessoa, que se trata de análise em âmbito administrativo, asseverando finalmente que 'Quem não deve, não teme". 

Denúncias e pedidos de CPI contra Júlio Makuch (PSD), Juca Petez (PSD) e José Adilson dos Santos (PSC). 

As denúncias feitas por cidadãos foram encaminhadas para verificação jurídica via Comissão de Justiça. 

Caladinhos

Os vereadores envolvidos na corrupção e investigados pelo GAECO, Juca Petez (PSD) e José Adilson dos Santos "Yako" (PSC), ficaram caladinhos, não falaram nada sobre o caso.

Por fim, a população espera a cassação do prefeito afastado, Gilvan Agibert (PPS) e punição dos vereadores envolvidos na Operação Caçamba, bem como os denunciados pela população.

As próximas sessões ferverão, prometem os munícipes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido comentários anônimos.